Quem ama,
cuida.
Os cafés produzidos na Fazenda da Lagoa seguem as mais altas normas de sustentabilidade ambiental, social e administrativa. Tudo isso para garantir que nossos clientes, ao escolherem os cafés da Nélly Cafés Especiais, tenham certeza de estarem consumindo um produto que cuida do meio ambiente e das pessoas. Prova disto são as certificações Certifica Minas e Rainforest Alliance, que reconhecem nossos esforços em produzir um café de qualidade com responsabilidade. Mas apesar de cumprirmos todas as pesadas exigências dessas certificações, vamos muito além. A área de preservação ambiental da Fazenda da Lagoa é maior que aquela exigida por lei e é um habitat natural para vários animais silvestres, incluindo as belas araras vermelhas.
O cultivo do nosso café é 100 % irrigado e toda água utilizada é outorgada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Nosso sistema de irrigação por gotejamento reduz o consumo de água, que associado a um
avançado sistema de manejo (estação meteorológica completa + software) nos permite determinar a quantidade correta de água a ser aplicada e otimizar o uso desse importante recurso natural. Vários investimentos têm sido realizados visando aumentar a economia circular da nossa produção. Dentre eles, a instalação de uma usina de
energia solar nos permitirá produzir 50% da energia consumida na Fazenda da Lagoa, com o intuito de que esse valor chegue aos 100% nos próximos anos.
Além de retornar as cascas do café do processo de beneficiamento como adubo orgânico para a lavoura, também integramos a produção animal com o intuito de produzir esterco que também possa ser utilizado como
adubo orgânico. O plantio de culturas de cobertura nas entrelinhas dos pés de café aumenta a ciclagem de nutrientes, evita erosão, fixa nitrogênio, sequestra carbono, aumenta a biodiversidade e melhora a saúde do solo e do nosso plantio como um todo. Essas culturas de cobertura nos permitem controlar plantas espontâneas danosas ao café e utilizar insumos agrícolas de maneira mais racional.
Nosso manejo integrado de pragas e doenças tem utilizado cada vez mais produtos biológicos que tem permitido a manutenção de elevadas populações de predadores naturais. Adicionalmente, abelhas melíferas são distribuídas pela lavoura durante as floradas para aumentar a polinização e pegamento dos grãos de café.
Ao adquirir nossos produtos, nossos clientes se beneficiam além de um café de excelente qualidade, a certeza de estar consumindo um produto sustentável, cujas práticas até a sua xícara consideram o respeito ao meio
ambiente, aos nossos colaboradores e clientes.
Certificações e cuidados socias
Temos orgulho de dizer que cultivamos em nossa fazenda um café altamente sustentável, comprovado pelas certificações Certifica Minas Café, UTZ e Rainforest Alliance.
As certificações conquistadas pela Fazenda da Lagoa também leva em conta aspectos sociais. Zelamos pelo bem-estar dos nossos colaboradores porque temos a certeza que eles são parte fundamental do processo. Cursos especializados de segurança no trabalho e de boas práticas agrícolas são oferecidos periodicamente.